domingo, 26 de setembro de 2010

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA: NORMAS TÉCNICAS


INTRODUÇÃO
A ciência desenvolveu, em todas as áreas do conhecimento, uma configuração própria cuja compreensão passou a exigir níveis de formação acadêmica cada vez mais elevados. Apesar de trabalharem de maneiras diferentes, cientistas e acadêmicos realizam pesquisas que buscam o aperfeiçoamento do conhecimento.
Os resultados dessas pesquisas são trazidos através do Método Científico e apresentados mediante NORMAS que são preestabelecidas intrínseca e extrinsecamente.
Os projetos monográficos, dissertações, teses e artigos vêm cumprindo seu papel didático-pedagógico uma vez que oportunizam aos acadêmicos sua entrada no vasto mundo das ciências, conquistando progressivamente os métodos e técnicas necessários para desenvolvê-las.
Também não se pode negar que, ultimamente, esses trabalhos vêm assumindo papel cada vez mais importante na avaliação da relação ensino-aprendizagem.
Existe grande dificuldade, porém, na elaboração e, principalmente, na FORMATAÇÃO do Trabalho Científico, por parte dos alunos, e no planejamento e execução, por parte de alguns professores. Muitas vezes, a bibliografia utilizada encontra-se defasada, ultrapassada, desatualizada, ou apresenta graves lacunas, tanto com relação à elaboração em si, como também na própria FORMATAÇÃO do Trabalho Científico.
É necessário, por conseguinte, o estudo e o acompanhamento das mudanças que ocorrem nas NORMAS TÉCNICAS oficiais, já que elas têm sofrido atualizações nos últimos anos.


Tendo em vista essa situação, propõe-se a realização de palestras e/ou cursos sobre: “NORMAS TÉCNICAS PARA O TRABALHO CIENTÍFICO”.

OBJETIVOS
• Mostrar aos acadêmicos das mais diversas áreas, e aos interessados de outros campos de atuação, os diversos aspectos das Normas Técnicas exigidas para a formatação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos;
• Tornar mais viáveis as Normas Técnicas, explicitando-as;
• Desmistificar as Normas Técnicas;
• Incentivar a pesquisa nas suas mais diversas áreas.

JUSTIFICATIVA
Os cursos de graduação, na maioria das Instituições, possuem a disciplina de Metodologia Científica (ou similar) em sua grade curricular. Algumas vezes, essa disciplina ocorre no início do curso; outras, durante o seu desenvolvimento. Essa disciplina tenta suprir a completa ausência de conhecimento técnico dos acadêmicos que chegam às faculdades sem saber elaborar ou formatar trabalhos dentro dos padrões exigidos pelas normas oficiais brasileiras, ou sejam, as normas emanadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

METODOLOGIA
Desenvolvimento de Palestras, com duração aproximada de 90 minutos, e/ou Cursos, com duração mínima de 10 horas/aula, cujos conteúdos podem ser escolhidos dentre as opções oferecidas.
OPÇÕES E CONTEÚDOS

Palestra 1 - FORMATAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conteúdos:
• Explicitação das Normas da ABNT;
• Folhas, digitação, margens, espaços, paginação;
• Estrutura do Trabalho Científico: capa, folha de rosto, resumos, sumário, citações, referências...

Palestra 2 - FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Conteúdos:
• Explicitação das Normas da ABNT;
• Configuração técnica do relatório;
• Paginação, Capa, Folha de rosto;
• Introdução, Desenvolvimento, Conclusão;
• Anexos, Referências...

Palestra 3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – NBR 6023
Conteúdos:
• Explicitação de Norma da ABNT NBr 6023 em todos os seus detalhes, incluindo Referências a material recolhido na Internet.

Curso 1 - FORMATAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Conteúdos:
+ Estrutura do Trabalho Científico:
o Elementos pré-textuais: capa, lombada, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos, listas, sumário;
o Elementos textuais: Introdução, seções e alíneas, citações, notas de rodapé, ilustrações, tabelas;
o Elementos pós-textuais: glossário, anexos e apêndices, referências.

Curso 2 - FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Conteúdos:
 Redação do Texto:
• elementos pré-textuais: capa, lombada, ficha catalográfica, folha de rosto, listas, sumário;
• elementos textuais: introdução, desenvolvimento,
• elementos pós-textuais: referências, glossário, anexos e apêndices.
 Noções de Língua Portuguesa, estilo, paragrafação,
 Configuração do texto: folhas, digitação, margens, espaços, paginação...

Curso 3 - FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Conteúdos:
 Redação do Texto:
• Elementos pré-textuais: título e subtítulo, resumos;
• Elementos textuais: introdução, desenvolvimento (seções e alíneas, citações, notas de rodapé, ilustrações, tabelas) conclusão.
• Elementos pós-textuais: notas explicativas, referências, glossário, apêndices e anexos,
 Noções de Língua Portuguesa;
 Estilo, paragrafação,
 Configuração do texto: folhas, digitação, margens, espaços, paginação...

As palestras são de ordem geral, dando uma visão ampla, porém completa do conteúdo proposto.
Os cursos são ministrados especialmente para alunos, ou especialmente para professores, porém podem ser ministrados para um público misto.

O conteúdo das palestras e/ou cursos seguem as orientações contidas no livro NORMAS TÉCNICAS PARA O TRABALHO CIENTÍFICO - 15a. edição.




Informações adicionais sobre custos e outros detalhes:
pedro@furaste.com.br


Abraço a todos




4 comentários:

  1. Eu sou fã nº 1 da familia Furasté. Além de grandes amigos, são profissionais e sempre me atendem quando surgem as dúvidas e também estão sempre prontos para esclarecê-las. Muito obrigada por todas as vezes que precisei trocar idéias, elas sempre foram claras e devo muito a vocês o que sou hoje. Abraço da Bela e também da Formatação ABNT Nota 10, afinal esta segurança toda não adquiri sozinha, todos nós temos o mérito do nosso profissionalismo.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo e guru. Parabéns pelo blog. No meu trabalho de correção e formatação de trabalhos acadêmicos, aqui em Santa Maria- RS, sigo e indico o seu livro que além de completo é muito fácil de ser consultado.
    Abraços, Isa Barth.

    ResponderExcluir
  3. Professor publicações de revistas como Runner´s World / Super Guia Ftness / Boa Forma / Men´s Health pode ser usadas como referências em artigos cientifico?

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog !!!
    www.cursoparaielts.com.br

    ResponderExcluir