domingo, 31 de julho de 2011

SER PAI


Se ser mãe é padecer no paraíso, como diz o poeta; ser pai é, digamos, viver numa espécie de “inferno”.
Ser pai é um conjunto de atividades e atitudes, atos e ações... é a junção de uma infinidade de pequenas peças que vão compor o todo.
São as contas a pagar; é o carro que engasga; é o médico que cobrou uma fortuna pela consulta; é a lâmpada que queimou; é o gás que acabou; é a professora que chama para reclamar que o filho incomoda; são mais contas a pagar; é a resistência do chuveiro que queimou; é a bicicleta do filho que estragou; é o sofisticado aparelho de som que o filho queimou; é a avó que estragou o filho; são outras contas a pagar; é o vestido que a filha precisa; é o material escolar; é ver que todos os preços sobem, menos o seu salário; é a pia da cozinha que entupiu; é a dor de cabeça do filho do meio; é sua gravata que sumiu; são mais e mais contas a pagar; é o mês mais comprido que o seu salário; é a roupa que você mais curte sendo usada pelo filho mais velho para sair com a namorada...
É, ser pai é tudo isso. E muito mais ...
É ser a solução para todos os problemas; é consertar os patins da filha que estragaram; é levar o cachorro a passear; é; chegar a casa e esquecer problemas do escritório para se dedicar apenas à família; é escutar as broncas da esposa por causa do comportamento do filho; é ajudar a fazer as tarefas da escola; é ser o mediador nas eternas brigas; é consertar o arranhado no carro que a esposa fez ao entrar na garagem; é levar a filha ao aniversário da amiga; é buscar a filha no mesmo aniversário justamente no meio do jogo da final de campeonato...
Ser pai é tudo isso. Tudo isso e muito, muito mais...
É fazer passar a dor de barriga; é fazer o curativo no esfolado; é levantar no meio daquela noite de inverno para levar o filho a fazer xixi e na hora exata ouvir dele que a vontade passou – isso quando ela já não tiver feito na cama mesmo. É consolar a filha por causa do desentendimento com o namorado; é sair correndo atrás do pediatra para curar aquele mal terrível e descobrir que esse mal nada mais é do que uma bruta cólica por causa da mistura feita na festinha do amigo...
Ser pai é participar das festinhas da escola sabendo que naquele momento os amigos estão reunidos para a pelada semanal; é andar de um lado para outro às 4h da manhã porque o filho ainda não voltou – e ainda ouvir a mulher dizendo – “Viu, eu bem que avisei para não deixar ele sair!”.
Ser pai é tudo isso. Tudo isso e muito, muito, muito mais...

Por outro lado, se tudo isso é ser pai, ser pai é VIVER!

É viver a vida como nós, pais, gostamos que ela seja. Exatamente como nós, pais, queremos que ela seja. É viver a vida da forma como nós, pais, precisamos que ela seja. Precisamos para podermos ser, para os nossos filhos, o esteio, a paz, a tranquilidade, a certeza... Tudo isso exatamente para que eles possam crescer física e moralmente sadios. E se tudo isso é possível – se somos pais, devemos ser, igualmente, a autoridade.

Devemos ser amigos, sem deixar de ser pais. Pais, sem deixar de ser amigos.

Ser pai é ser a autoridade. É não abrir mão dessa autoridade. É ser aquela autoridade que diz SIM, mas que também diz NÃO quando precisa. Ser pai é impor os limites necessários a cada ser humano. Ser pai é mostrar que, além das coisas mundanas, existem outras, sem as quais não se pode viver em sociedade. Valores como honra, honestidade, dignidade, lealdade, respeito, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e proteção à natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso, integridade, educação, cortesia...
Ser pai é passar aos filhos a necessidade de se viver com princípios - morais, éticos, religiosos, sejam estes de que natureza forem.

Ser pai é ensinar tudo isso e muito, mas muito mais mesmo...
Porém, ser pai, antes de mais nada, é orientar através do diálogo, da boa conversa, do papo informal...
Ser pai é assumir todas as responsabilidades, inclusive aquelas que ultrapassem o limite de suas próprias forças.
Ser pai é ser aquele super-herói, sem deixar de ser um Ser Humano.
Ser pai é mostrar que nem sempre se acerta, que podemos errar, mas que devemos aprender com nossos erros; Ser pai é mostrar que nem sempre ganhamos, que podemos perder, mas que devemos aprender com nossas derrotas. Ser pai é mostrar que, mesmo nas horas ruins, podemos encontrar algo positivo.
Ser pai é assumir, e levar até o fim, essa missão que é pesada, á árdua, é difícil, mas que foi assumida por sua própria vontade e, finalmente, colher a grande recompensa que é ver que a criança que nós criamos, tornou-se não apenas mais uma pessoa, mas um verdadeiro SER HUMANO.


 "Minha homenagem a todos os pais, mesmo sabendo que existem alguns que, infelizmente, não merecem ser chamados de pai..."

4 comentários:

  1. Parabéns!!! admiro muito vc! Te cuida amigo querido. Um abraço gigante

    ResponderExcluir
  2. Li e amei. Parabéns por ser um verdadeiro "Pai"!
    Abraços fraternos
    Silvia Porto

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor!!! Feliz dia dos pais... Sua família é linda. Bjs

    ResponderExcluir