quinta-feira, 16 de junho de 2011

PSICANÁLISE,  PSIQUIATRIA,  PSICOLOGIA,   
PSICOTERAPIA BREVE e PSICOTERAPIA REENCARNACIONISTA

   -   QUAIS AS DIFERENÇAS ?

Respondendo a várias pessoas, apresento aqui, resumidamente as diferenças existentes.
 
PSICANÁLISE
     É a ciência do inconsciente. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A Psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista Sigmund Freud. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem compreenda a si próprio e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No dizer de Freud “é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.
 
PSIQUIATRIA
     É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais, ou melhor dizendo, “doenças cérebro-mentais” aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletrochoques, etc. A atuação do psiquiatra incide sobre as psicoses.
 
PSICOLOGIA
     É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.
 
PSICOTERAPIA  BREVE
     É um tratamento de fundo psicanalítico com resultados imediatos. É uma terapia que possui início, meio e fim. Na Psicoterapia Breve são tratados sintomas específicos, suas causas e suas repercussões.  Não faz uso de medicamentos. Trata de problemas específicos, como:
     angústia, auto-estima, ansiedade, estresse, depressão, pânico, alcoolismo, toxicomanias, fobias, anorexia, bulimia, neuroses, isolamento, compulsões, dificuldades escolares, repetência, falta de atenção, agressividade, inibições, timidez, medos, luto, violência, problemas da terceira idade, relacionamentos familiares, ligações afetivas, casal, separação, sexualidade, orientação sexual para jovens e adolescentes. Acompanhamento escolar, hospitalar e executivo (coaching) e outros.













PSICOTERAPIA REENCARNACIONISTA 
     A Psicoterapia Reencarnacionista, uma nova psicoterapia baseada na reencarnação, vem para ajudar a nos libertarmos das ilusões e das fantasias terrenas e para nos apegarmos firmemente aos aspectos realmente absolutos e eternos do nosso caminho, que é a busca da evolução espiritual, rumo à purificação. Os psicoterapeutas e as pessoas que acreditam na reencarnação há muito tempo vêm questionando o enfoque tradicional da psicologia oficial, e das psicoterapias alternativas não-reencarnacionistas, por sua limitação a essa vida apenas, a visão de um “início” e um “fim”, como se não existíssemos antes, e anseiam por uma nova maneira de ver e tratar os nossos problemas e conflitos emocionais e mentais.




      A PSICANÁLISE mostra que somos o resultado e a expressão de nossa história de vida. Não somos autores nem senhores de nossa história, mas somos seus efeitos.
      O SER HUMANO só pode existir plenamente, se ele for consciente de si e dos outros, se for dotado de vontade, de capacidade para controlar e orientar seus desejos, seus impulsos, suas tendências, seus sentimentos e sua capacidade para deliberar e decidir, ser responsável e ser livre, para, finalmente, SER FELIZ.

PSICANALISAR-SE   é   construir a   sua   felicidade  plena.

                             Pedro Augusto Furasté
     §           Psicanalista Clínico -  CNP 1002050/RS

                                   Informações: (92) 8107 8252
                                                          (92) 8426 6334

Para as crises de cada um                    Em busca da harmonia pessoal

Um comentário:

  1. Explicado de uma maneira simples ficou bem fácil de entender rs. Muito bom ;-)

    Abraço

    ResponderExcluir