quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A CAPITÃO OU A CAPITÃ


A CAPITÃO OU A CAPITÃ?
Li algumas notícias que me chamaram a atenção pelo seu conteúdo e também pela sua apresentação. Uma delas foi esta:



Muitas são as palavras “inventadas”, “criadas” pela fala popular. Esse, aliás, é o caminho natural. Porém, devem ser criadas palavras para situações em que ainda não exista qualquer forma de designação. Criar palavras ou alterar-lhes o significado, para colocar no lugar de outras já existentes, não é uma boa prática nem encontra qualquer justifica aceitável.
No caso da notícia que circulou nas redes sociais e na imprensa em geral de que “A CAPITÃO CARLA BORGES FOI QUEM PILOTOU O AVIÃO PRESIDENCIAL COM BOLSONARO ATÉ DAVOS” há uma dessas situações. Não chega a ser a criação de uma nova palavra, mas a modificação - errada - de uma já existente.
            Se a função de CAPITÃO é exercida por uma mulher, não há justificativa alguma para se estranhar que ela seja uma CAPITÃ (ou uma capitoa), a exemplo de consulesa, coronela, delegada, deputada, generala, marechala, ministra, paraninfa, prefeita, primeira-ministra, sargenta e vereadora.
     O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), editado pela Academia Brasileira de Letras é quem tem a delegação legal de estabelecer a existência, ou não, de vocábulos em nosso idioma, além de outros aspectos, entre os quais sua correta flexão em gênero. Ele nos indica que, para a palavra CAPITÃO, existem duas formas para o feminino: CAPITÃ e CAPITOA. Apesar de a segunda forma quase não ser mais usada hoje em dia.
            Dessa forma, vemos no VOLP que CAPITÃO não figura como um substantivo comum-de-dois gêneros, isso, no mínimo, quer significar que seu feminino não pode ser A CAPITÃO, de modo que se há de cair na regra comum de flexão de gênero, formando-se, de modo correto, O CAPITÃO para o masculino e A CAPITÃ ou a capitoa para o feminino.
             
        As mulheres estão MERECIDAMENTE ocupando os espaços que desejam, em absoluta igualdade com os homens. Mas isso não significa que devamos atropelar nossa gramática ou nosso vocabulário. Não é necessário.

Deixo aqui meus cumprimentos, à CAPITÃ que pilotou o avião presidencial: CAPITÃ CARLA BORGES. Cumprimento também todas as mulheres que estão se impondo pela sua capacidade, pelo seu empenho e pela sua inteligência.

Um comentário:

  1. Professor Pedro Augusto Furasté,
    Sou admiradora de seu livro de Normas Técnica para o Trabalho Científico - ABNT 2013/2014 - 17ª edição, o qual adquiri no ano de 2014 para me auxiliar no TCC que fiz para meu Curso de Administração.
    E afirmo ao Senhor que foi a melhor aquisição de um livro técnico que fiz.
    Porém, tenho interesse em adquirir a edição mais atualizada, mas seria a 18ª ou a 19ª?
    Fico no aguardo de seu retorno.
    Abraços,

    ResponderExcluir