quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

DIFERENÇA ENTRE PSICANÁLISE / PSICOLOGIA / PSIQUIATRIA / PSICOTERAPIA BREVE




PSICANÁLISE
     É a ciência do inconsciente. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. A Psicanálise foi criada pelo grande médico neurologista Sigmund Freud. É uma ciência de vanguarda, da maior importância para que o homem compreenda a si próprio e compreenda o próximo na sociedade em que vive. No dizer de Freud “é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres Humanos, suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional.
 
PSIQUIATRIA
     É a parte da medicina que se ocupa das doenças mentais, ou melhor dizendo, “doenças cérebro-mentais” aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletrochoques, etc. A atuação do psiquiatra incide sobre as psicoses.
 
PSICOLOGIA
     É a ciência que se preocupa com o comportamento humano em seus aspectos e conduta objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.
 Resultado de imagem para psicologia
PSICOTERAPIA  BREVE
     É um tratamento de fundo psicanalítico com resultados imediatos. É uma terapia que possui início, meio e fim. Na Psicoterapia Breve são tratados sintomas específicos, suas causas e suas repercussões.  Não faz uso de medicamentos. Trata de problemas específicos, como:
     angústia, auto-estima, ansiedade, estresse, depressão, pânico, alcoolismo, toxicomanias, fobias, anorexia, bulimia, neuroses, isolamento, compulsões, dificuldades escolares, repetência, falta de atenção, agressividade, inibições, timidez, medos, luto, violência, problemas da terceira idade, relacionamentos familiares, ligações afetivas, casal, separação, sexualidade, orientação sexual para jovens e adolescentes. Acompanhamento escolar, hospitalar e executivo (coaching) e outros.
 

 Lembrete:

Não somos autores, nem senhores de nossa história, mas somos seus efeitos.


Um comentário:

  1. Olá. Tenho olhado o blog e encontrado assuntos bem interessantes. Atualmente, estudo para o vestibular de medicina. Estive há um tempo em dúvidas entre psiquiatria (medicina) e psicologia, e acabei por decidir ser psiquiatra. A minha maior preocupação era não poder estudar assuntos comportamentais, trabalhar com terapias com os meus pacientes, me restringindo à prescrição de medicamentos. Ao pesquisar, percebi que muitos são os psiquiatras que não se interessam por essa parte comportamental, mas há possibilidade de estudar sobre psicanálise. Gostaria de saber de você, que é da área, quais são as outras possibilidades de cursos que posso fazer futuramente para complementar os meus estudos com terapia, se é possível estudar a psicoterapia, dentre outras áreas similares que focam no aspecto comportamental. Pode parecer que estou me preocupando demais, mas acho que é pertinente, pois ainda me questiono às vezes se estou fazendo a escolha certa. Porém, me cativei pela oportunidade que a medicina oferece de o profissional saber "de tudo um pouco", isto é, outros aspectos do corpo humano, e me vejo sendo um profissional nesse perfil. Ademais, quais são os limites dentro de especializações ou residência? Posso fazer duas áreas de residência relacionadas em seguida, junto, como psiquiatria e neurologia, ou uma em determinado momento e outra depois? O quão viável é essa ideia? Cheguei a pesquisar fora do país, e vi que existem lugares do mundo que oferecem uma residência unificada entre neurologia e psiquiatria. Sou apaixonado pela mente humana. Leio livros sobre o assunto, um atrás do outro. Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir