terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas para a prova de redação da UFRGS


Abaixo, confira dicas e perguntas frequentes sobre a prova de redação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), marcada para segunda-feira.

É necessário ter muita atenção durante a leitura da proposta de redação para não fugir do tema na hora de escrever. A dissertação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Cuidado para não zerar: o candidato que tiver nota zero na redação é eliminado do vestibular. O texto precisa ter entre 30 e 50 linhas. Se o candidato escrever 29, por exemplo, terá a prova zerada. Além disso, a dissertação deve ser escrita com caneta de tinta preta ou azul. Qualquer outra cor anula a prova.

O que é uma boa redação?

No vestibular da UFRGS, espera-se que o candidato demonstre competência comunicativa qualificada. Para tanto, precisa evidenciar habilidade de compreensão do tema proposto, que irá garantir a abordagem adequada do tema, apresentar capacidade de relacionar o tema formulado com a realidade e o contexto em que se insere, trazendo informações relevantes para sustentar o posicionamento assumido na redação e expressar, de forma clara, completa e organizada, suas ideias, além de demonstrar domínio do vocabulário e da variedade culta da língua.

Há margem para inovar?

Sempre há margem para que o candidato inove. No entanto, é necessário estar atento ao fato de que, para fazer a prova, além da compreensão do tema, ele deve observar as características do gênero textual solicitado: que é a dissertação. Esse tipo de texto se caracteriza por expor ideias ou fatos que constituem os argumentos que levam ao convencimento de alguém ou à conclusão de algo.

Assim, o candidato deve expressar suas ideias a respeito do tema proposto, apresentando pontos de vista e argumentos em defesa de suas posições. Isto significa que a inovação estará sempre assegurada na seleção do ponto de vista e na eleição dos argumentos que sustentem o ponto de vista defendido, mas não na opção por outro gênero textual que não o solicitado.

Em que apostar e o que evitar?

É sempre válido que o encaminhamento da redação revele esforço pela autoria, isto é, apresente abordagens diferenciadas, fatos inusitados, tentativa de fugir do lugar comum. No plano formal, o investimento autoral pode revelar-se pelo uso de frases complexas, de vocabulário variado, além de recursos retóricos bem empregados.

Quais os erros mais comuns?

O erro mais comum é a inadequação vocabular, que geralmente é ocasionada pela falta de compreensão, por parte do candidato, do significado de uma palavra ou pelo desconhecimento dos seus empregos usuais.

Argumentação ou o estilo?

Tanto a argumentação quanto o estilo são avaliados em itens específicos da planilha de avaliação. No entanto, como o gênero textual requerido é o dissertativo, o instrumento utilizado para avaliação das redações contempla um número maior de itens que privilegiam a argumentação.

 

 

(Material coletado em:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2013/01/confira-dicas-para-a-prova-de-redacao-da-ufrgs-4008239.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário