terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

7
Buenas tchê! Sopra forte o minuano balançando os galhos das árvores. Ventinho bagual pra fazer qualquer pessoa de fora colocar uma blusa grossa, mas pra nós aqui é normal, ventinho de verão pra não compensar nem a coberta na cama. Avisto de longe o sol atiçar o céu com os primeiros raios da manhã. O acampamento farroupilha já tá lotado de gaudérios e prendas pilchadas recebendo o dia como um presente de Deus e acordando a piazada.

5

Aqui tem gente do Brasil inteiro. Vi gaúchos que vieram de muito longe relembrar a força da nossa cultura. Trouxeram a família que muitas vezes não levaram daqui, mas formaram nos pagos do mundo afora, agora gauchinhos e gauchinhas de coração conhecendo a nossa tradição de perto. Isso orgulha a gente, saber que nossos costumes estão sendo passados de pai pra filho.

6

Tem índio velho, prenda nova, gauchada faceira de conviver por tantos dias mergulhado em nossa cultura, um espaço à parte reservado para quem sabe dar valor a suas raízes. Sem contaminação com a modernidade sem identidade que se vê aí fora, aqui sabemos valorizar nossa tradição.

4

A carne vai pro fogo bem cedo pra ser servida oito ou nove horas depois, é a nossa tradição, sem pressa o churrasco fica muito mais saboroso. Andando pelo acampamento vejo nossos contadores de histórias entretendo a gauchada enquanto a carne não chega no ponto. Roda de chimarrão tem pra todo canto vivente, basta chegar perto e participar! O ambiente aqui é familiar pois nossa cultura é 100% família! Valorizamos a raiz da construção dos pilares da sociedade humana, por isso o Rio Grande do Sul é uma potência, pois é formado por famílias fortes enraizadas numa tradição que as une cada vez mais a cada dia que passa.

1


Buenas, teria muito mais coisa pra escrever aqui. Nossas danças, apresentações, as cores, a culinária, mas não vou ficar escrevendo o dia todo, vivente! Vou curtir sem pressa nossa Farroupilha neste último dia de evento, pra depois escrever com calma como estar aqui é a melhor coisa do mundo!

2

coment3Um quebra-costelas de volta e meia pra todos que comemoram nosso Festival nos pagos do mundo afora,

                                             Um Gaúcho!

                                                    (texto extraído de: www.sougaucho.com.br  - que recomendo a todos)

Um comentário:

  1. "minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá..." ahh professor quando você estar em um lugar longe de sua casa, fora de seus costumes e da sua gente a saudade aumenta, o coração aperta e a vontade de voltar cresce. Sinto o mesmo que o senhor em relação a minha terra.

    ResponderExcluir