quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NOVIDADE NA CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM

O INEP divulgou algumas alterações para a correção das REDAÇÕES do ENEM/2001 que acontece nos próximos dias 22 e 23 de outubro. A primeira novidade no exame deste ano é que a  prova de redação terá reduzido o número mínimo de linhas. De acordo com as novas regras, os candidatos deverão escrever, pelo menos, oito linhas de texto. Até 2010, o mínimo exigido era de 11 linhas. Além disso, trechos da proposta não poderão ser utilizados na redação.
O texto será dissertativo-argumentativo e o estudante deve apresentar argumentos para comprovar sua tese e propor soluções para o tema previsto.
Além da redução do número mínimo de linhas, a mudança também traz novos critérios de correção da prova.
As alterações também incluem um novo critério de correção da prova, que será corrigida por um supervisor se a diferença entre as notas dos corretores atingir 300 pontos. Até o ano passado, isso só acontecia se essa diferença entre as correções fosse de 500 pontos.
ATENÇÃO – NÃO É PRECISO SE PREOCUPAR - ESSAS MUDANÇAS  NÃO INTERFEREM EM SUA PREPARAÇÃO.
A grande preocupação continua sendo os erros de gramática. Erros primários como erros de grafia, acentuação, pontuação, colocação pronominal, repetição de palavras, muitas vezes causados por nervosismo ou por falta de atenção, estão entre os que mais atrapalham.



DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM
Estrutura - A redação deve possuir três partes:
INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
Na introdução, deve apresentar o tema da dissertação e os dois enfoques que serão desenvolvidos.           
No desenvolvimento, deve expor sua opinião sobre o tema, defender sua posição e argumentar.
Na conclusão, apresentar uma solução para o problema

Opinião - A opinião do candidato sobre o tema também é analisada. É preciso evitar opiniões que firam os direitos humanos ou que sejam preconceituosas. As opiniões devem ser embasadas em argumentos sólidos e coerentes com argumentos apresentados com coerência e concisão. 
Linhas - Máximo e mínimo: Etente para os limites. Uma boa redação deve ter entre 25 e 30 linhas.

Rascunho - Fazer um rascunho com os principais elementos do texto reduz em até 20% o tempo gasto na produção da redação.

Cuidados – Caprichar na limpeza; Respeitar as margens, parágrafos, evitar rasuras e escrever em letra legível. Cada parágrafo com, no mínimo, dois períodos.

Um bom argumento é fundamental: A estrutura do texto exigido no Enem é dissertativo-argumentativo. Ou seja, o estudante deve apresentar argumentos para comprovar sua tese e propor soluções para o tema previsto na prova.


CRITERIOS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM
A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto. Cada uma das competências será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos.
Caso o participante não desenvolva o tema e a estrutura solicitados, será atribuída a nota ZERO à competência II da redação, o que anula a correção das demais competências da redação. A nota global da redação, neste caso, será ZERO.
A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
As cinco competências avaliadas na redação são as mesmas avaliadas na parte objetiva da prova, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir:
Parte Objetiva
Redação
I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II. Construir e aplicar conceitos da várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.
O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.
Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.
Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).
Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

DEPOIS DE TUDO ISSO, AINDA RESTA-NOS A OPÇÃO:
TREINAR MAIS E MAIS...
Abração