domingo, 27 de março de 2011

HISTORINHA ou HISTORIAZINHA ?

Esclarecendo para aqueles alunos que me interpelaram para saber, eis a explicação:
De acordo com a Gramática Oficial Padrão da Língua Portuguesa, as palavras PAROXÍTONAS que terminam em ditongo fazem o diminutivo acrescentando o sufixo -ZINHO.
A linguagem popular, portanto, a línguagem coloquial, aquela que não se orienta pelo PADRÃO, difundiu formas diferentes para esses diminutivos...

Então temos, oficialmente:

HISTÓRIA - HISTORIAZINHA
CÁRIE - CARIEZINHA
COLÉGIO - COLEGIOZINHO
PÁTIO - PATIOZINHO
SÉRIE - SERIEZINHA
RADIO - RADIOZINHO
É isso...
Abraços

sexta-feira, 25 de março de 2011

HISTORIAZINHA INTERESSANTE

Encontrei na Internet uma historiazinha que nos faz pensar. Não havia indicação de autoria.  Ei-la:

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura o menino perguntou:
- Vovó, você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".


 


"Segunda qualidade: de vez em quando, eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."




"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".






"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."






"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".




Um abraço a todos

terça-feira, 22 de março de 2011

A PALAVRA SE


A palavra SE pode ser:

1. Pronome Apassivador (partícula apassivadora):
     Indica que o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo, que o sujeito é paciente. É característico da Voz Passiva Pronominal. Reconhece-se passando para a Voz Passiva Analítica:
       Vendem-se flores.                  (Flores são vendidas.)            
       Discutem-se os projetos.         (Projetos são discutidos.)
       Dão-se aulas de português.   (Aulas de português são dadas.)

2. Índice de Indeterminação do Sujeito:
     Aparece em frases com sujeito indeterminado (verbo na terceira pessoa).
     Não aceita voz passiva analítica.
         Precisa-se de auxiliares.
         Vive-se em paz aqui.
         Respondeu-se ao anúncio.
         Trabalhou-se com prazer.

3. Pronome Reflexivo:
     Indica que o sujeito da oração está praticando e sofrendo a ação verbal.
     Pode, também, indicar reciprocidade.
         O bandido matou-se.
         Considerou-se culpado.
         Aluno e professor abraçaram-se.
         A criança distraía-se com o micro.


4. Parte integrante do verbo (verbos pronominais):
         suicidar-se           orgulhar-se           atrever-se
         lavar-se                fixar-se                queixar-se

5. Partícula expletiva (partícula de realce):
     É usada para realçar, dar destaque a uma idéia:
         As nossas esperanças se foram para sempre.
         A platéia riu-se das piadas.

6. Conjunção Integrante:
     A oração por ela iniciado integra a anterior e equivale à palavra “coisa”.
      Não sei se irei.  
      (Qual a coisa que não sei? - se irei é a “coisa” que não sei.)
      Não notei se a porta estava aberta.
                   (Qual a coisa que não notei? - se a porta estava aberta é a “coisa” que não notei.)
7. Conjunção Condicional:
     Estabelece uma relação de condição.
         Seria bem melhor se ela voltasse para mim.
         Eu só irei, se você quiser.

domingo, 20 de março de 2011

A PALAVRA QUE


·    A palavra  QUE  pode ser:
  1. Substantivo:
Quando puder ser substituído por alguma coisa, qualquer coisa. Ocupa o lugar de um substantivo de sentido genérico.
     É sempre acentuado e vem antecedido de um artigo ou uma palavra adjetiva.
·         Esta menina brasiliense tem um quê de graciosa.

  1. Pronome:
a)     Pronome relativo: equivale a uma expressão que contenha a palavra qual (ou quais). Refere-se a um termo anterior. Pode desempenhar várias funções dentro da oração em que se encontra (sujeito, objeto...).
·         Os alunos que foram chamados ontem já se apresentaram à direção.

b)     Pronome substantivo interrogativo: pode ser substituído por qual, que coisa... em perguntas diretas ou indiretas.
·         A que vocês se referem quando falam de assunto tão sério?
·         Quero saber a que eles estavam se referindo naquele momento de decisão.

c)      Pronome adjetivo interrogativo: ocorre em perguntas diretas ou indiretas mas acompanhando um substantivo.
·         A que fatos eles se referem todas as vezes que se pronunciam?
·         De que ingredientes é composta essa receita?

d)     Pronome substantivo indefinido: quando puder ser substituído por outro pronome indefinido qualquer. Serve como núcleo de uma função que seria própria de um substantivo (sujeito, objeto...)
·         Esse produto que me apresentas é feito de quê?
·         Que está acontecendo nessa sala para que todos fiquem alegres?

e)      Pronome adjetivo indefinido: quando se refere a um substantivo funcionando como adjunto adnominal.
·         Que alunos comportados!
·         Que turma mais agradável de se trabalhar!



  1. Preposição:
     Aparece sempre ligando dois verbos numa locução verbal.
     Pode ser substituído por de.
·         Temos que estudar bastante para as provas desse trimestre.

  1. Interjeição:
Quando é usada para exprimir um espanto, uma admiração.
      Sempre aparece acentuado.
·         Quê! Vocês ainda estão por aqui??

  1. Advérbio:
    Quando estiver modificando outro advérbio ou um adjetivo.
     Tem o mesmo valor de quão.
·         Que longe eles moram!

6.    Conjunção:

a)      coordenativa explicativa:
          Volte cedo que a mamãe está esperando.
b)      coordenativa adversativa:
          Outro que não eu, estará presente.
c)       coordenativa aditiva:
          Chora que chora sem parar.
d)      subordinativa temporal:
          Dois dias passaram que dali saímos.
e)       subordinativa final:
          Rezei que nossos colegas voltem bem.
f)        subordinativa consecutiva:
          É tão bom o bolo feito por Marina que quero mais.
g)       subordinativa concessiva:
          Chato que me julgassem, não recuei.
h)      subordinativa comparativa:
          Fernando é mais alto que Francisco.
        i)   subordinativa integrante:
           Gostaria que voltasses cedo.

  1. Partícula expletiva:
Quando puder ser retirada da frase sem alterar o sentido.
     É um elemento meramente estilístico. 
     Aparece, também, na locução é que:
·         Que que vocês querem aqui?
·         Marília é que é linda.