O QUE É IMPRESCINDÍVEL NA REDAÇÃO DA UFRGS?
Prova de
redação da UFRGS é corrigida em duas modalidades: holística e analítica A prova de redação da UFRGS é corrigida em
duas modalidades: holística e analítica. Na primeira, o avaliador leva em conta
a forma geral do texto e o impacto no leitor. O segundo avaliador analisa a
correção gramatical e as normas de português. Cada um atribui escore entre 0 e
10.
Se os
escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou igual a
2,5 pontos, considera-se que houve discrepância e a redação é submetida a um
terceiro examinador. O resultado final é convertido a um escore entre 0 e 25
(número de questões da prova de língua portuguesa).
O QUE É IMPRESCINDÍVEL
• Abordagem do tema – Deve
evidenciar a compreensão do tema proposto.
• Definição do ponto de vista –
Indica o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo.
• Contextualização do assunto –
Mostra a reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de
informação diversificadas, citações, paráfrases ou alusões respondem pela
abrangência de uma redação de natureza dissertativa.
• Estruturação – É a divisão
hierárquica das partes que compõem o texto e a organização das frases e
parágrafos, conferindo progressão e unidade à redação.
• Linguagem – Seleção e
utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de
coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas da língua
escrita padrão e das convenções ortográficas (serão aceitas as novas regras da
ortografia).
COMO É AVALIADA A REDAÇÃO?
A Prova
A prova de
Língua Portuguesa e Redação incluirá 25 questões de escolha múltipla e uma
parte específica que corresponde à Redação. Cada uma das partes representa 50%
do escore bruto total da prova de Língua Portuguesa e Redação.
Avaliação
A Prova de
Redação será avaliada em duas modalidades - analítica e holística - por
examinadores distintos, e cada um atribuirá escores independentes entre 0 e 10.
Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou
igual a 2,5 pontos, considerar-se-á que houve discrepância na avaliação da
redação. Nesse caso, a redação será reavaliada por outro examinador, que irá
ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou
atribuir novo(s) escore(s), para desfazer a discrepância e registrar os novos
resultados. Resultado
O resultado
final da Prova de Redação será representado pela média dos escores das
modalidades analítica e holística e expresso, através de conversão, por um
escore entre 0 e 25 (número de questões da Prova de Língua Portuguesa).
Eliminação
Os
candidatos eliminados do concurso na pré-classificação não terão sua Redação
corrigida.
As regras
em vigor estabelecem que serão eliminados os candidatos que:
* a) não acertarem no mínimo uma questão em
cada uma das nove provas constituídas por itens de escolha múltipla;
* b) atingirem menos de 30% de acertos no
total das questões de escolha múltipla das nove provas;
* c) estiverem ordenados, conforme definido
no item 6.1 deste Edital, para o curso de 1 opção ao qual estão concorrendo, em
uma posição de ordenamento maior que 4 vezes o número de vagas oferecidas para
o referido curso;
* d) obtiverem em qualquer uma das nove
provas escore padronizado igual ou menor do que zero;
* e) obtiverem escore inferior a 30% do
escore máximo na prova de Redação.
A redução
de 40% para 30% (prevista no critério 2 acima) implicaria a avaliação de 23.388
redações, conforme detalhado acima, no item 2, p. 14. Enquanto pela exigência
de 40% se esperariam menos de 14.000 redações, a exigência de 30% faria
aumentar em mais de 9.000 os textos a serem avaliados.
Com essa
perspectiva, a UFRGS possibilitou manter sob controle o número de textos a
serem avaliados. Esse critério excluiu candidatos que, embora tivessem atendido
aos dois primeiros quesitos, continuariam tão longe da classificação que seria
impossível obtê-la.
Entretanto,
essa mudança de critérios gerou um conjunto de redações de uma população de
candidatos diferente do padrão habitual. Com essa medida, a UFRGS esperava um
conjunto de textos mais representativo da faixa média, em termos de competência
expressiva. O corte reduzido a 30% indicava essa possibilidade, mas, por outro
lado, assegurava a presença de candidatos suficientes para atender às vagas em
primeira opção, para todos os cursos.
PEÇA POR PEÇA, A ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO
O fator
Estrutura e Conteúdo constitui uma parte importante da avaliação analítica das
redações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Veja o que é
observado em cada um dos itens em que o tópico está dividido:
1 – Ângulo de abordagem:
1.1 – Clareza: Os avaliadores
não exigem que o autor apresente a idéia central de sua dissertação logo no
primeiro parágrafo. Mas o ponto de vista do vestibulando – o que ele realmente
pensa sobre o tema proposto – tem de estar explícito no texto. A redação tem de
assumir, efetivamente, uma posição, não ficar em cima do muro.
OBS.: se o
texto foge parcialmente do tema proposto, a nota será calculada apenas com
metade do peso. Se for identificada uma fuga total do tema, a nota é zero.
1. 2 – Consistência: O texto
não pode desviar-se do ponto de vista apresentado. Toda a dissertação tem de
girar em torno da posição manifestada, sem contradições. O desdobramento da
redação, até a conclusão, deve atender ao que foi anunciado na apresentação do
ponto de vista. Os exemplos usados têm de estar relacionados aos argumentos e,
este, ao ponto de vista central.
1.3 – Autonomia: O texto tem de
revelar esforço pela autoria, apresentar subjetividade e, por consequência,
gerar interesse no leitor. A autonomia do texto manifesta-se quando o redator
organiza as ideias seguindo seus próprios critérios, não se apegando a modelos
prévios ou a lugares-comuns.
2 – Estrutura do parágrafo
A maioria
dos parágrafos do texto deverá ter, no mínimo, dois períodos. Mas não há um
limite rígido para o numero de linhas do parágrafo. O que é analisado é se cada
parágrafo expressa uma idéia completa e se a divisão em parágrafos favorece a
progressão do texto, evitando a repetição de afirmações.
3 – Coesão textual
Esse item
avalia as relações internas do texto: se a estruturação das orações é adequada
à argumentação, se os nexos estão de acordo com a hierarquização das ideias e
se o autor se utiliza corretamente dos recursos gramaticais para enriquecer a
redação.
4 – Caráter dissertativo
Embora a
redação da UFRGS exija a presença de uma narração de experiência pessoal para
ilustrar a argumentação, o texto final deve ser predominantemente dissertativo,
ou seja, a narração estará a serviço da dissertação. O objetivo da redação é a
reflexão, não apenas o relato ou a descrição.
OBS.:
redações que apresentam predominância da narração ou da descrição sobre a
dissertação são avaliadas com metade do peso. Se o texto é apenas narrativo ou
descritivo, sem qualquer característica de dissertação, recebe nota zero.
5 – Competência da argumentação
Os
argumentos devem explicar o ponto de vista do autor. São a forma de o redator
justificar sua opinião. Um bom teste para identificar a qualidade da
argumentação de um texto é perguntar "por quê?" à frase que sintetiza
o ponto de vista. Se as respostas aparecerem na redação, a competência da
argumentação foi alcançada.
6 – Criticidade
O texto não
pode refletir apenas o "umbigo" do autor. Também tem de ser
confrontável com a realidade. Esse item avalia a relação lógica entre o texto e
a realidade objetiva. Por isso, a reflexão do autor não pode ser alienada. Tem
de estar associada ao contexto.
7 – Organicidade
Aqui, o
avaliador verifica o uso adequado de processos próprios do conhecimento –
comparação, análise, classificação e definição, por exemplo. Estão em jogo a
dinâmica da argumentação e o emprego de recursos paralelos à reflexão, como
citações, dados estatísticos ou argumentos históricos.
8 – Qualidade estilística
O texto
deverá apresentar uma linguagem precisa, com vocabulário rico e, ao mesmo
tempo, adequado ao ponto de vista apresentado e ao estilo do autor. O uso de
gírias, por exemplo, não é condenado, desde que os termos adotados tenham
relação com a ideia central do texto e não signifiquem pobreza de vocabulário.
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