A DISSERTAÇÃO
Prof. Pedro Augusto Furasté
I - INTRODUÇÃO
É o
primeiro parágrafo, deve ser breve e apresentar apenas informações sucintas.
Deve apresentar o TEMA e dois ENFOQUES e ter em torno de cinco linhas.
II – DESENVOLVIMENTO
Deve ser constituído de dois parágrafos, um para cada enfoque
apresentado na Introdução. É a parte da redação em que argumentos são apresentados
para explicitar, em um parágrafo distinto, cada um dos enfoques. Esses
parágrafos devem ter em torno de dez linhas. Pode-se desenvolver os argumentos
por meio de relações que devem ser usadas para deixar seu texto coeso e
coerente:
Prioridade, relevância:
em
primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente,
acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo...
Tempo (frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade):
então,
enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em
que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida,
afinal, por fim, finalmente agora atualmente, hoje, freqüentemente,
constantemente às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre,
raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio
tempo, nesse hiato, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre
que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, já, mal,
nem bem...
Semelhança, comparação, conformidade:
igualmente,
da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente,
analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo
com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto,
como, assim como, como se, bem como.
Condição, hipótese:
Condição, hipótese:
se, caso,
eventualmente.
Adição, continuação:
além
disso, demais, ademais, outrossim, ainda mais, ainda cima, por outro lado,
também, e, nem, não só ... mas também, não só... como também, não apenas ...
como também, não só ... bem como, com, ou (quando não for excludente).
Dúvida:
talvez provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.Certeza, ênfase:decerto, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.
Surpresa, imprevisto:
inesperadamente,
inopinadamente, de súbito, subitamente, de repente, imprevistamente,
surpreendentemente.
Ilustração, esclarecimento:
Ilustração, esclarecimento:
por
exemplo, só para ilustrar, só para exemplificar, isto é, quer dizer, em outras
palavras, ou por outra, a saber, ou seja, aliás.
Propósito, intenção, finalidade:
com o fim
de, a fim de, com o propósito de, com a finalidade de, com o intuito de, para
que, a fim de que, para.
Lugar, proximidade, distância:
perto de,
próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, aqui, além, acolá,
lá, ali, este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo, ante, a.
Resumo, recapitulação, conclusão:
em suma,
em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa
maneira, desse modo, logo, pois (entre vírgulas), destarte (dessa forma, dessa
maneira) , assim sendo .
Explicação:
por consequência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, tão (tanto, tamanho) ... que, porque, porquanto, pois, já que, uma vez que, visto que, como (= porque), portanto, logo, que (= porque), de tal sorte que, de tal forma que, haja vista.
Contraste, oposição, restrição, ressalva:
Explicação:
por consequência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, tão (tanto, tamanho) ... que, porque, porquanto, pois, já que, uma vez que, visto que, como (= porque), portanto, logo, que (= porque), de tal sorte que, de tal forma que, haja vista.
Contraste, oposição, restrição, ressalva:
pelo
contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia,
entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que,
posto, conquanto, se bem que, por mais que, por menos que, só que, ao passo
que.
Outras expressões que podem ser utilizadas nos
parágrafos de desenvolvimento:
Confronto
"É possível que... no entanto..."
"É certo que... entretanto..."
“É provável que ... porém..."
"É possível que... no entanto..."
"É certo que... entretanto..."
“É provável que ... porém..."
Divisão
de idéias
"Em primeiro lugar ...; em segundo ...; por último ..."
"Por um lado ...; por outro ..."
"Primeiramente, ...; em seguida, ...; finalmente, ..."
"Em primeiro lugar ...; em segundo ...; por último ..."
"Por um lado ...; por outro ..."
"Primeiramente, ...; em seguida, ...; finalmente, ..."
Enumeração
"É preciso considerar que ..."
"Também não devemos esquecer que ..."
"Não podemos deixar de lembrar que..."
"É preciso considerar que ..."
"Também não devemos esquecer que ..."
"Não podemos deixar de lembrar que..."
Uso de
citações
"Segundo ..."
"Conforme ..."
"De acordo com o que afirma ..."
"Segundo ..."
"Conforme ..."
"De acordo com o que afirma ..."
Reafirmação
"Compreende-se então que ..."
"É bom acrescentar ainda que ..".
"É interessante reiterar ..."
"Compreende-se então que ..."
"É bom acrescentar ainda que ..".
"É interessante reiterar ..."
Exemplificação
"A fim de comprovar o que foi dito, ..."
"Para exemplificar, ..."
"Exemplo disso é ..."
"A fim de comprovar o que foi dito, ..."
"Para exemplificar, ..."
"Exemplo disso é ..."
Oposição
de idéias
"Por outro lado, ..."
"Em contrapartida, ..."
"Ao contrário do que se pensa, ..."
"Em compensação, ..."
Mais expressões que podem ser utilizadas em seu texto:
"Por outro lado, ..."
"Em contrapartida, ..."
"Ao contrário do que se pensa, ..."
"Em compensação, ..."
Mais expressões que podem ser utilizadas em seu texto:
"Para tanto, ..."
"Para isso, ..."
"Além disso, ..."
"Se é assim, ..."
"Na verdade, ..."
"É fundamental que ..."
"Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."
III- CONCLUSÃO
É o último parágrafo. Deve ser breve contendo em torno de cinco
linhas. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado
no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último
parágrafo do desenvolvimento. Não se deve acrescentar informações novas
na conclusão, pois, se há informações a serem incluídas, o desenvolvimento
ainda não terminou. Dever-se concluir:
•
Fazendo uma síntese das idéias expostas;
•
Explicando um posicionamento e/ou questionamento,
desde que coerente, com o desenvolvimento;
•
Extraindo uma dedução ou demonstrando uma consequência
dos argumentos expostos;
•
Levantando uma hipótese ou uma sugestão coerente com
as afirmações feitas durante o texto.
•
Apresentando possíveis soluções para os problemas expostos
no desenvolvimento, buscando prováveis resultados.
Pode-se iniciar o parágrafo com expressões do
tipo:
-
"Assim,..."
- “Assim
sendo...”
-
"Portanto,..."
-
"Mediante os fatos expostos,..."
-
"Dessa forma, ..."
-
"Diante do que foi dito ..."
-
"Resumindo, ..."
-
"Em suma, ..."
-
"Em vista disso, pode-se concluir que ..."
-
"Finalmente, ..."
-
"Nesse sentido, ..."
-
"Com esses dados, conclui-se que ..."
►OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
1. Numa redação dissertativo-argumentativa, Nunca se inclua na dissertação. Não use primeira pessoa. O texto deve ser todo impessoal. Não use a 1ª pessoa do singular. Use os verbos na 3ª pessoa do singular (Compreende-se ..., percebe-se ...);
2. Ao escrevermos um texto, utilizamo-nos de
vários elementos de referenciação como: sinônimos, pronomes pessoais,
possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, apostos;
3. Não se esqueça de que o texto dissertativo é um texto temático, ou seja, constrói-se a partir da declaração ou da confirmação de idéias sobre um dado ou um fato da realidade. Em outras palavras, é a defesa de uma tese (idéia) que se tem sobre algum tema (assunto) .
4. Em
face da limitação de espaço, é muito difícil apresentar mais de dois argumentos
(enfoques) relativos ao tema, por essa razão, a Dissertação deve conter 4 parágrafos, sendo UM para Introdução,
DOIS para Desenvolvimento e UM para Conclusão;
5. Cada
parágrafo deve possuir, no mínimo, dois períodos; Cuidado com as frases
fragmentadas, frases siamesas, ambiguidades e os erros de paralelismo;
6.
Planejamento é o segredo: delimite o tema, defina o objetivo, selecione as
idéias que formarão os enfoques, ordene-os. Coloque no papel a primeira versão
de um rascunho.
7. Elabore uma Introdução que contenha, de maneira clara e direta o Tema, o Primeiro Enfoque, o Segundo Enfoque;
8. JAMAIS use etc. nem reticências.
9. Nunca
use frases feitas, chavões...
10. Não
repita palavras ou expressões. Use sinônimos.
11. Só
use exemplos que sejam de domínio público, portanto apenas aqueles que tenham
saído na mídia: jornais, revistas, tevê...
12. Jamais
converse com o leitor: nunca use você
ou tu...
13. Use
sempre linguagem formal (padrão), nível culto
14. Muito
cuidado com a Língua Portuguesa: acentuação, ortografia, regência, crase,
pontuação, concordância...
15.
Obedeça rigorosamente aos limites de linhas – nunca menos, nunca mais.
16. Ao
separar as sílabas, não deixe apenas uma vogal, iniciando ou terminando, uma
linha. Também não termine a sílaba, mesmo que correta, deixando, em cima ou
embaixo, um cacófato (som ou palavra desagradável, que se forma de encontro ao
som da palavra vizinha).
17.
Capriche nos aspectos formais. Apresentação, limpeza, margens, letra. Não
invente letras. Coloque pingo sobre os is e os jotas. Não rasure; Prefira
palavras curtas e simples. Vocábulos longos e pomposos criam barreiras entre
autor e leitor.
18.
Coloque título; Mesmo não sendo exigido, coloque.
Se houver uma linha específica para título, é obrigatória a sua presença, senão
houver uma linha para título, coloque-o na primeira linha e aumente o número
mínimo em mais uma e não deixa linha em branco.
19.
Mantenha o caráter dissertativo. No desenvolvimento, dê um parágrafo para cada
Enfoque selecionado; Empregue os articuladores adequados.
20.
Jamais use gírias. Nunca use provérbios, ditos populares;
21. Não
utilize a redação para propagar doutrinas ou assuntos polêmicos;
22.
Nunca analise temas movido por emoções exageradas – especialmente política, futebol, religião...
23. Não
use abreviaturas de qualquer natureza;
24.
Fundamente sempre suas ideias. Cuide para não repetir ideias ou palavras.
25.
Controle o tempo. Mas não deixe de revisar sua redação. Introdução com tema e
enfoques claramente expostos; Veja se os parágrafos contêm tópico frasal e
desenvolvimento bem relacionados e com coerência. Analise se cada parágrafo
contém mais de um período. Revise a gramática: acentos, pontuação, regência,
crase, concordância, colocação pronominal...
Nenhum comentário:
Postar um comentário