segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2014 - NOVO ANO



 
É tempo de refazer planos,
Tentar retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que queremos ser felizes.
Dizer que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último!
Vamos, insistentemente, promover renovação e buscar os grandes milagres da vida a cada instante.

Todo ANO NOVO é hora de renascer, de florescer, de viver de novo, enfim, realizar sonhos e ser feliz.
SER FELIZ SEMPRE !

Desejo a todos os meus amigos, colegas, alunos, ex-alunos e familiares, que o Ano Novo seja o início de novos tempos onde se cultive bons sentimentos e se tenha uma colheita farta de AMOR, FRATERNIDADE, LUZ, UNIÃO e muita PAZ.

Beijo no coração de cada um.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PALAVRAS AOS FORMANDOS CEAV 2013



Meus queridos
A vida nos guarda muitas surpresas: algumas ruins, algumas medianas, algumas boas, algumas ótimas... Como a de qualquer pessoa, a minha vida tem sido cheia de surpresas. Sempre: algumas foram ruins, algumas medianas, algumas boas, algumas ótimas...
            Quis o destino, por esses caminhos que só Deus conhece, que eu atravessasse o Brasil e viesse a Manaus. Vim atrás de alguns sonhos nutridos desde a infância – conhecer a floresta, o Teatro Amazonas, o encontro das águas... Vim também resolver alguns negócios pessoais, e acabei ficando. Comi Jaraqui e acabei ficando aqui...
            Aqui conheci muitas pessoas: algumas ruins, algumas medianas, algumas boas, algumas ótimas...
            Numa dessas voltas, acabei chegando ao Centro Educacional Adalberto Vale. Novamente encontrei vários tipos de pessoas, mas, aqui, me surpreendi. Aqui encontrei muito mais pessoas ótimas e mais... encontrei pessoas excelentes. Entre elas, a Irmã diretora dessa casa, Irmã Leopoldina, que com muita sabedoria e senso de justiça dirige essa instituição; meus colegas professores, com quem convivi de forma harmoniosa e fraterna; e, principalmente, vocês, queridos alunos, com quem pude passar momentos inesquecíveis. Claro que tivemos alguns poucos momentos ruins e alguns momentos medianos, isso faz parte da vida, faz parte do aprendizado de todos nós, mas tivemos vários momentos bons, muito bons, e incontáveis momentos ótimos, que jamais serão esquecidos.
            Vocês alunos – ou melhor – ex-alunos, pessoas lindas, queridas, maravilhosas... pessoas aguerridas, decididas, vitoriosas...
            Mas... não pensem que tudo acabou. Pelo contrário, o que está acabando, neste momento, é apenas uma fase da vida de cada um de vocês: a Universidade os aguarda, a vida profissional os aguarda, o mercado de trabalho os aguarda. E aqui no Adalberto Vale vocês foram bem, ou melhor, muito bem preparados.
Alguém já disse: “O pior inimigo do Bom, é o Melhor!” Que se cuidem, portanto os bons, porque vocês, os melhores, estão chegando.
Portanto, arrasem e sejam felizes.

domingo, 1 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL - ÓTIMO ANO NOVO






Um momento mágico, doce e cheio de significado para a vida de todos nós está chegando.
Um tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. Esse é o momento de deixar renascer aquela criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro do coração de cada um de nós.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que ele é e, principalmente, por aquilo que  ele faz, e jamais por aquilo que ele possui.



O NATAL é um dia festivo e nossos olhares devem estar voltados para a festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de nossos corações. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz, a harmonia e a esperança.

Desejo firmemente que, neste Natal, você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra AMOR, que o espírito que o cerca traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que vivam sempre com muita felicidade, muita alegria e muita luz. 


Este também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que, de fato, queremos ser plenamente felizes, que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se esse fosse o último, que queremos renovação e que buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
                Todo Ano Novo é a oportunidade que temos para renascer, florescer, viver de novo...

UM FELIZ E SANTO NATAL E UM PRÓSPERO E ABENÇOADO ANO NOVO PARA TODOS! 

 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas para a prova de redação da UFRGS


Abaixo, confira dicas e perguntas frequentes sobre a prova de redação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), marcada para segunda-feira.

É necessário ter muita atenção durante a leitura da proposta de redação para não fugir do tema na hora de escrever. A dissertação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Cuidado para não zerar: o candidato que tiver nota zero na redação é eliminado do vestibular. O texto precisa ter entre 30 e 50 linhas. Se o candidato escrever 29, por exemplo, terá a prova zerada. Além disso, a dissertação deve ser escrita com caneta de tinta preta ou azul. Qualquer outra cor anula a prova.

O que é uma boa redação?

No vestibular da UFRGS, espera-se que o candidato demonstre competência comunicativa qualificada. Para tanto, precisa evidenciar habilidade de compreensão do tema proposto, que irá garantir a abordagem adequada do tema, apresentar capacidade de relacionar o tema formulado com a realidade e o contexto em que se insere, trazendo informações relevantes para sustentar o posicionamento assumido na redação e expressar, de forma clara, completa e organizada, suas ideias, além de demonstrar domínio do vocabulário e da variedade culta da língua.

Há margem para inovar?

Sempre há margem para que o candidato inove. No entanto, é necessário estar atento ao fato de que, para fazer a prova, além da compreensão do tema, ele deve observar as características do gênero textual solicitado: que é a dissertação. Esse tipo de texto se caracteriza por expor ideias ou fatos que constituem os argumentos que levam ao convencimento de alguém ou à conclusão de algo.

Assim, o candidato deve expressar suas ideias a respeito do tema proposto, apresentando pontos de vista e argumentos em defesa de suas posições. Isto significa que a inovação estará sempre assegurada na seleção do ponto de vista e na eleição dos argumentos que sustentem o ponto de vista defendido, mas não na opção por outro gênero textual que não o solicitado.

Em que apostar e o que evitar?

É sempre válido que o encaminhamento da redação revele esforço pela autoria, isto é, apresente abordagens diferenciadas, fatos inusitados, tentativa de fugir do lugar comum. No plano formal, o investimento autoral pode revelar-se pelo uso de frases complexas, de vocabulário variado, além de recursos retóricos bem empregados.

Quais os erros mais comuns?

O erro mais comum é a inadequação vocabular, que geralmente é ocasionada pela falta de compreensão, por parte do candidato, do significado de uma palavra ou pelo desconhecimento dos seus empregos usuais.

Argumentação ou o estilo?

Tanto a argumentação quanto o estilo são avaliados em itens específicos da planilha de avaliação. No entanto, como o gênero textual requerido é o dissertativo, o instrumento utilizado para avaliação das redações contempla um número maior de itens que privilegiam a argumentação.

 

 

(Material coletado em:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2013/01/confira-dicas-para-a-prova-de-redacao-da-ufrgs-4008239.html)

domingo, 13 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR






           Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.