quinta-feira, 28 de julho de 2016

OFICINA DE REDAÇÃO: A DISSERTAÇÃO



A DISSERTAÇÃO
Prof. Pedro Augusto Furasté

I - INTRODUÇÃO
É o primeiro parágrafo, deve ser breve e apresentar apenas informações sucintas. Deve apresentar o TEMA e dois ENFOQUES e ter em torno de cinco linhas.

II – DESENVOLVIMENTO
Deve ser constituído de dois parágrafos, um para cada enfoque apresentado na Introdução. É a parte da redação em que argumentos são apresentados para explicitar, em um parágrafo distinto, cada um dos enfoques. Esses parágrafos devem ter em torno de dez linhas. Pode-se desenvolver os argumentos por meio de relações que devem ser usadas para deixar seu texto coeso e coerente:

Prioridade, relevância:
em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo...

Tempo (frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posterioridade):
então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente agora atualmente, hoje, freqüentemente, constantemente às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse hiato, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, já, mal, nem bem...

Semelhança, comparação, conformidade:
igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como, como se, bem como.

Condição, hipótese:
se, caso, eventualmente.

Adição, continuação:
além disso, demais, ademais, outrossim, ainda mais, ainda cima, por outro lado, também, e, nem, não só ... mas também, não só... como também, não apenas ... como também, não só ... bem como, com, ou (quando não for excludente).

Dúvida:
talvez provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.Certeza, ênfase:decerto, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.

Surpresa, imprevisto:
inesperadamente, inopinadamente, de súbito, subitamente, de repente, imprevistamente, surpreendentemente.

Ilustração, esclarecimento:
por exemplo, só para ilustrar, só para exemplificar, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber, ou seja, aliás.

Propósito, intenção, finalidade:
com o fim de, a fim de, com o propósito de, com a finalidade de, com o intuito de, para que, a fim de que, para.

Lugar, proximidade, distância:
perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro, fora, mais adiante, aqui, além, acolá, lá, ali, este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo, ante, a.

Resumo, recapitulação, conclusão:
em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, desse modo, logo, pois (entre vírgulas), destarte (dessa forma, dessa maneira) , assim sendo .

Explicação:
por consequência, por conseguinte, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, tão (tanto, tamanho) ... que, porque, porquanto, pois, já que, uma vez que, visto que, como (= porque), portanto, logo, que (= porque), de tal sorte que, de tal forma que, haja vista.

Contraste, oposição, restrição, ressalva:
pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que, posto, conquanto, se bem que, por mais que, por menos que, só que, ao passo que.

Outras expressões que podem ser utilizadas nos parágrafos de desenvolvimento:

Confronto
"É possível que... no entanto..."
"É certo que... entretanto..."
“É provável que ... porém..."

Divisão de idéias
"Em primeiro lugar ...; em segundo ...; por último ..."
"Por um lado ...; por outro ..."
"Primeiramente, ...; em seguida, ...; finalmente, ..."

Enumeração
"É preciso considerar que ..."
"Também não devemos esquecer que ..."
"Não podemos deixar de lembrar que..."

Uso de citações
"Segundo ..."
"Conforme ..."
"De acordo com o que afirma ..."

Reafirmação
"Compreende-se então que ..."
"É bom acrescentar ainda que ..".
"É interessante reiterar ..."

Exemplificação
"A fim de comprovar o que foi dito, ..."
"Para exemplificar, ..."
"Exemplo disso é ..."

Oposição de idéias
"Por outro lado, ..."
"Em contrapartida, ..."
"Ao contrário do que se pensa, ..."
"Em compensação, ..."
Mais expressões que podem ser utilizadas em seu texto:
"Para tanto, ..."
"Para isso, ..."
"Além disso, ..."
"Se é assim, ..."
"Na verdade, ..."
"É fundamental que ..."
"Tudo isso é ..."
"Nesse momento, ..."
"De toda forma, ..."
"De tal forma que ..."
"Em ambos os casos, ..."

III- CONCLUSÃO
É o último parágrafo. Deve ser breve contendo em torno de cinco linhas. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento. Não se deve acrescentar informações novas na conclusão, pois, se há informações a serem incluídas, o desenvolvimento ainda não terminou. Dever-se concluir:
      Fazendo uma síntese das idéias expostas;
      Explicando um posicionamento e/ou questionamento, desde que coerente, com o desenvolvimento;
      Extraindo uma dedução ou demonstrando uma consequência dos argumentos expostos;
      Levantando uma hipótese ou uma sugestão coerente com as afirmações feitas durante o texto.
      Apresentando possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados.

Pode-se iniciar o parágrafo com expressões do tipo:

- "Assim,..."
- “Assim sendo...”
- "Portanto,..."
- "Mediante os fatos expostos,..."
- "Dessa forma, ..."
- "Diante do que foi dito ..."
- "Resumindo, ..."
- "Em suma, ..."
- "Em vista disso, pode-se concluir que ..."
- "Finalmente, ..."
- "Nesse sentido, ..."
- "Com esses dados, conclui-se que ..."


OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

1. Numa redação dissertativo-argumentativa, N
unca se inclua na dissertação. Não use primeira pessoa. O texto deve ser todo impessoal. Não use a 1ª pessoa do singular. Use os verbos na 3ª pessoa do singular (Compreende-se ..., percebe-se ...);

2.  Ao escrevermos um texto, utilizamo-nos de vários elementos de referenciação como: sinônimos, pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, apostos;

3
. Não se esqueça  de que o texto dissertativo é um texto temático, ou seja, constrói-se a partir da declaração ou da confirmação de idéias sobre um dado ou um fato da realidade. Em outras palavras, é a defesa de uma tese (idéia) que se tem sobre algum tema (assunto) .

4. Em face da limitação de espaço, é muito difícil apresentar mais de dois argumentos (enfoques) relativos ao tema, por essa razão, a Dissertação deve conter 4 parágrafos, sendo UM para Introdução, DOIS para Desenvolvimento e UM para Conclusão;

5. Cada parágrafo deve possuir, no mínimo, dois períodos; Cuidado com as frases fragmentadas, frases siamesas, ambiguidades e os erros de paralelismo;

6. Planejamento é o segredo: delimite o tema, defina o objetivo, selecione as idéias que formarão os enfoques, ordene-os. Coloque no papel a primeira versão de um rascunho.

7. Elabore uma Introdução que contenha, de maneira clara e direta o Tema, o Primeiro Enfoque, o Segundo Enfoque;

8. JAMAIS use etc. nem reticências.

9. Nunca use frases feitas, chavões...

10. Não repita palavras ou expressões. Use sinônimos.

11. Só use exemplos que sejam de domínio público, portanto apenas aqueles que tenham saído na mídia: jornais, revistas, tevê...

12. Jamais converse com o leitor: nunca use você ou tu...

13. Use sempre linguagem formal (padrão), nível culto

14. Muito cuidado com a Língua Portuguesa: acentuação, ortografia, regência, crase, pontuação, concordância...

15. Obedeça rigorosamente aos limites de linhas – nunca menos, nunca mais.

16. Ao separar as sílabas, não deixe apenas uma vogal, iniciando ou terminando, uma linha. Também não termine a sílaba, mesmo que correta, deixando, em cima ou embaixo, um cacófato (som ou palavra desagradável, que se forma de encontro ao som da palavra vizinha).

17. Capriche nos aspectos formais. Apresentação, limpeza, margens, letra. Não invente letras. Coloque pingo sobre os is e os jotas. Não rasure; Prefira palavras curtas e simples. Vocábulos longos e pomposos criam barreiras entre autor e leitor.

18. Coloque título; Mesmo não sendo exigido, coloque. Se houver uma linha específica para título, é obrigatória a sua presença, senão houver uma linha para título, coloque-o na primeira linha e aumente o número mínimo em mais uma e não deixa linha em branco.

19. Mantenha o caráter dissertativo. No desenvolvimento, dê um parágrafo para cada Enfoque selecionado; Empregue os articuladores adequados.

20. Jamais use gírias. Nunca use provérbios, ditos populares;

21. Não utilize a redação para propagar doutrinas ou assuntos polêmicos;

22. Nunca analise temas movido por emoções exageradas – especialmente política, futebol, religião...

23. Não use abreviaturas de qualquer natureza;

24. Fundamente sempre suas ideias. Cuide para não repetir ideias ou palavras.

25. Controle o tempo. Mas não deixe de revisar sua redação. Introdução com tema e enfoques claramente expostos; Veja se os parágrafos contêm tópico frasal e desenvolvimento bem relacionados e com coerência. Analise se cada parágrafo contém mais de um período. Revise a gramática: acentos, pontuação, regência, crase, concordância, colocação pronominal...



quarta-feira, 6 de julho de 2016

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO



COMO ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL NA REDAÇÃO DO ENEM

A maioria dos vestibulares exige, para redação, o tipo de texto argumentativo. O Enem, no entanto, escolheu o texto dissertativo-argumentativo: a redação esperada pelos examinadores precisa defender uma ideia usando explicações para justificá-la. Além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, a redação deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social, respeitando os direitos humanos. Essa proposta deve considerar os pontos abordados na argumentação, deve manter vínculo direto com a tese desenvolvida e coerência com os argumentos usados, já que expressa a visão do autor, das possíveis soluções para a questão discutida.
O candidato deve recorrer aos conhecimentos adquiridos em sua experiência de vida e desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Vamos aqui trabalhar mais especificamente essa proposta de intervenção, que tem sido um dos entraves dos alunos, acostumados sempre com a chamada "conclusão". A divisão usada até hoje (introdução, desenvolvimento e conclusão) é convertida pelos professores, desde o fundamental, numa terminologia que nos faz aprender a produzir textos com "começo, meio e fim". É esse "fim" que é confundido equivocadamente pelos candidatos com a "proposta de intervenção".

Viável
O Guia do Participante, do MEC-Inep, sugere que a proposta de intervenção seja "detalhada" para "permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade". Significa dizer que ela deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação é decisiva para a avaliação.
Que tema pode cair na redação? Essa é uma das maiores preocupações dos estudantes. Todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas - língua portuguesa e literatura, história, geografia, filosofia, sociologia e outras - darão aos alunos suporte não só para desenvolver a fase intertextual (citações), como criar a fase textual, com coesão, coerência e, sobretudo, correção gramatical.
Vale a pena analisar se a introdução apresenta o tema pedido na prova, se os argumentos sustentam a tese escolhida, se as propostas de intervenção social são convincentes e se têm conexão com o começo do texto.

Coesão
Para exemplificação, apresentamos, ao longo do texto, excertos de redação de candidatos que obtiveram nota mil nos últimos vestibulares do Enem. Destacamos elementos coesivos: coincidentemente, os exemplos selecionados trouxeram o mesmo, a conjunção conclusiva "portanto". Os candidatos devem saber, contudo, que há outros elementos coesivos, como "assim", "logo", "por conseguinte", "então", "pois" (após o verbo), todos expressando a mesma relação conclusiva.
O candidato deve sempre buscar propostas concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborá-la, deve procurar responder às perguntas: O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizá-la?
Deve-se elaborar uma proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Ela deve ser clara, inovadora e, sobretudo, viável.

Confira alguns trechos de redações que tiveram nota máxima:

1. Antes da conclusão
A proposta da candidata B. P. D. mantém vínculo direto com a tese; inicia o texto com citação - um argumento de autoridade - retomada no final, após as explicações da proposta
 Segundo Thomas Hobbes, é necessário estabelecer um contexto social em que o governo garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico. No entanto, o alcoolismo no Brasil é um dos fatores que impede a harmonia no trânsito e oferece riscos à vida humana. [...]
 Pode-se dizer, portanto, que a iniciativa do governo federal produz benefícios incontestáveis, mas que ainda não são plenamente aplicados. Para tanto, é preciso intensificar a divulgação de propagandas midiáticas que demonstrem as vantagens da nova lei, além de aumentar a fiscalização das vias públicas, por meio da atuação da polícia militar, principalmente em regiões de maior fluxo veicular. Tais medidas, associadas ao incentivo ao uso de táxis com a redução de custos possibilitados por subsídios governamentais são importantes.
Afinal, assim será possível, ao menos, garantir a harmonia defendida por Hobbes diante da ordem e do progresso estampados em nossa bandeira.

2. Linhas gerais
               Com o tema da "lei seca", a aluna B. N. C. transfere sua proposta para uma sociedade mobilizada e para o governo, valorizando disciplinas como cidadania e segurança:
Portanto, a lei seca é importante para a redução do número de acidentes de trânsito. Porém, sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da sociedade. Sendo assim, é preciso que o governo acrescente ao currículo escolar disciplinas como cidadania e segurança no tráfego, além de tornar mais rígidas as punições pelas transgressões e aumentar o número de postos de fiscalização. Ademais, deve-se fazer uma reforma no sistema de transportes públicos, aumentando o número desses nos horários noturnos e nas cidades periféricas. Dessa forma, será possível reduzir o número de mortes no trânsito e chegar a uma sociedade menos individualista.

 3. Intervenção
O verbo "intervir" origina-se do latim intervenire, que apresenta dois significados: atuar diretamente, agindo ou decidindo, e emitir, expor opinião.
Daí a intervenção que os candidatos ao Enem devem propor com a tomada de ações e suas prováveis soluções.

 4. Até a simplicidade conta
Ao abordar o "movimento imigratório", a candidata Y. R. V. propõe que o governo crie uma "cartilha do imigrante"
Torna-se evidente, portanto, que o país precisa administrar de forma mais consciente a expressiva chegada de imigrantes. Com esse objetivo, além das medidas anteriormente citadas, a criação da "cartilha do imigrante" ajudaria no estabelecimento desses indivíduos, uma vez que eles ficariam cientes de suas possibilidades, sendo papel do governo elaborá-la. Com os imigrantes incrementando não só a cultura como a economia, a reação social de transformação em país do futuro certamente será agilizada.

 5. Cinco competências
MEC define características desejadas para a criação e a correção de redações

Modalidade formal
Texto deve ser claro e objetivo, usar vocabulário variado e preciso, diferente do usado na fala, e seguir as regras da modalidade escrita formal do idioma. Mas evitar vocabulário rebuscado.

Compreender a prova
Texto deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas para desenvolver o tema. Deve demonstrar a verdade de uma tese e expor um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição e demonstrando que o candidato está atualizado com o mundo.

Proposta para intervenção
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Mecanismos para argumentar  
Frases e parágrafos devem estabelecer entre si uma relação que garanta a sequência coerente do texto e a interdependência entre ideias. Cada parágrafo deve ter períodos articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Deve-se substituir palavras repetidas por sinônimos e prestar atenção se não houve deslizes na pontuação - separar sujeito de predicado com vírgula é falha grave -, e acentuação, conforme o novo acordo ortográfico.

Selecionar, relacionar, interpretar
Trata-se da inteligibilidade do texto, ou seja, sua coerência, a plausibilidade entre as ideias, o que depende de fatores: relação de sentido entre as partes do texto; precisão vocabular; progressão adequada ao desenvolvimento do tema; adequação entre conteúdo do texto e mundo real.
O tema do Enem 2012 foi "O movimento imigratório para o Brasil no século 21". Ele envolve a discussão sobre vantagens e desvantagens da presença de imigrantes na vida cotidiana; o impacto dessa presença na economia do país; as formas de tratamento a essa nova população e a influência de novas culturas na cultura local.
A redação deve apresentar caráter dissertativo (explicações, exemplificações, análises ou interpretações de aspectos presentes na temática solicitada) ou argumentativo (defesa ou refutação).

Como construir uma boa Proposta de Intervenção?
O último – não menos importante – critério a ser avaliado na redação do ENEM é a proposta de intervenção. Seu valor corresponde a 20% da nota final, e merece todo cuidado e destreza em sua construção. Devemos apresentar em nossos textos, uma proposta de ação social que busque solucionar a situação de conflito que o tema nos propõe. Esse ponto é obrigatório, uma vez que a proposta da redação do ENEM sempre nos faz refletir sobre a sociedade. E qual é a melhor outra forma de garantir que estamos sendo cidadãos do que propor soluções?
Apesar dessa importância, a proposta de intervenção é o critério que possui a média de notas mais baixas na redação do ENEM. No ano de 2013, por exemplo, a pontuação medial foi de 66.9, sendo que a nota máxima é 200. Isso nos leva a crer que, para muitos candidatos, a proposta de intervenção é ainda muito nebulosa. Por isso, para ajudá-lo a construir uma proposta de intervenção plausível e consistente, separamos algumas dicas que vão não só garantir os 20% do valor da nota final, como também aproximá-lo ainda mais daquela vaga na universidade dos sonhos!

1 – Insira sua proposta no fim do texto
Esse passo não é obrigatório no ENEM, já que a proposta será avaliada em qualquer parte do texto. Contudo, ela funciona muito bem como uma conclusão, já que o tema da redação sempre vai apresentar uma situação que corresponde a um conflito. Quando colocamos a intervenção social no fim do texto, damos destaque às soluções que estamos propondo.

2 – Respeite os Direitos Humanos
Esse é um quesito obrigatório para o ENEM! Em nenhuma parte do texto é permitido desrespeitar os direitos humanos. Ao fazer isso, o candidato tem sua redação zerada! Não é somente a competência referente à proposta de intervenção, mas todo o texto, desqualificando-o a tentar uma vaga em uma universidade. Esse problema é mais comum na proposta de intervenção, parte do texto em que o candidato, ao propor medidas, acaba se exaltando, podendo infringir, mesmo que de maneira indireta, os direitos humanos.
A prova do ENEM preza pela cidadania e é muito importante, ao propor a solução, pensar no bem da sociedade como um todo. Para evitar esse problema, leia muito e procure compreender os diferentes pontos de vista para as principais questões discutidas no decorrer desse ano. Você deve se posicionar, mas nada de sugerir medidas extremas que sejam violentas ou que prejudiquem o andamento da nossa sociedade, hein? Não seja preconceituoso ou intransigente, nem durante o processo da escrita, e muito menos pessoalmente.

3 – Detalhamento
Uma proposta de intervenção só alcança a nota máxima se ela for bem detalhada. Para isso, é necessário explicitar todos os meios necessários para a execução da medida recomendada. Se propomos uma mudança de pensamento na sociedade, por exemplo, é necessário explicar como ela será feita (Campanhas na mídia? Nas escolas?), como isso será subsidiado, (Verbas públicas? Financiamento privado?) e, principalmente, quem será o agente da mudança (O governo? A mídia? As escolas?). Tudo isso contribui para o detalhamento do que está sendo proposto pelo candidato. Na dúvida, sempre faça as perguntas: Quem? Como? O que? Com quais ferramentas? Dessa forma, teremos todos os detalhes necessários para executar nossa proposta de intervenção.

4 – Nível Individual e Global
             Para efetuarmos uma mudança significativa na sociedade, não adianta pensarmos apenas em grande escala. A sociedade só muda quando cada cidadão altera seu comportamento, de modo que, mesmo se todos os líderes mundiais se unirem, é necessário ainda uma modificação nas atitudes de cada indivíduo para conseguirmos que a situação apresentada pelo tema seja resolvida. Uma sugestão bacana é sempre pensar como as duas instâncias – Individual e Global – se conectam. Então, uma boa proposta de intervenção é aquela que fala de uma mudança geral com campanhas e legislações que, não só impeçam que o conflito aconteça, mas que também mudem o comportamento do indivíduo. Por exemplo, ao propor uma mudança na lei, esclareça como isso vai modificar o comportamento do cidadão, e, dessa forma ele vai se acostumar a agir de forma diferente e ensinar assim para as próximas gerações. Que tal?

5 – Seja realista
A prova do ENEM é sobre a sociedade brasileira. Por isso, não adianta elaborar uma proposta extremamente utópica, que será inatingível ou levará um tempo considerável para acontecer. A proposta deve ser realista! Lembre-se que a redação do ENEM sempre se refere ao contexto nacional. Para facilitar, reflita sobre como a sociedade brasileira funciona: somos um estado laico e democrático, e essas conquistas não devem ser mudadas. Devemos sempre pensar na igualdade de todos no nosso país e, posteriormente, em uma solução que poderia funcionar em algum local que possui formas de governo diferentes das nossas, e que, na maioria das vezes, não poderiam ser aplicadas à nossa sociedade. Também não adianta colocar fatos não comprovados ou ajudas sobrenaturais, caso contrário, sua proposta pode ser anulada se não for coerente com a nossa realidade.
Apesar de muitos pré-requisitos, a proposta de intervenção é bem simples. Não precisamos ter medo já que, assim como a prova fechada do ENEM, a sugestão de uma intervenção é um exercício de reflexão sobre a sociedade, o que talvez seja uma das melhores características desta prova, formar cidadãos preocupados não só com seus próprios resultados, mas que, em suas futuras profissões, já terão refletido sobre o nosso meio e seus problemas. Então, matenham-se atualizados, leiam muito e informem-se para que as propostas de intervenção sejam bem construídas e lembrem-se que escrita é treino.
                                            (Luiz Roberto Wagner e Djenane Sichieri Wagner Cunha) – Adaptado


EXEMPLOS DE INTERVENÇÃO
Temos aqui onze possíveis temas de redação do Enem e possíveis situações-problema para cada um deles, além de propostas de intervenção para debater o tema:

Tema 1: O papel da mulher no século XXI

Situações-problema:
– A igualdade de gêneros é garantida pela Constituição de 1988, mas, na prática, o pensamento conservador ainda prevalece em grande parte da população.
– Os movimentos feministas, criados no século XX, possibilitaram à mulher um maior empoderamento político e social. Contudo, alguns pensamentos machistas projetam uma imagem pejorativa sobre o feminismo.
– A 1ª Guerra Mundial possibilitou a entrada da mulher no mercado de trabalho, no entanto, ainda existe uma grande disparidade entre os salários de um homem e de uma mulher.

Propostas de intervenção:
– O debate de obras literárias nas escolas que reflitam sobre o papel da mulher ao longo das épocas e como essa ganhou grande destaque no campo artístico e social, a fim de promover a valorização da mesma.
– A mídia, como meio de comunicação e elemento persuasivo, pode promover maiores informações acerca de movimentos feministas e a importância deste para promover uma sociedade mais igualitária.
– O poder público deve criar medidas que fiscalizem a desigualdade de salários entre os gêneros nas empresas e atribuir uma multa àqueles que não cumprirem com os anseios da Constituição.
– A fim de criar uma sociedade mais reflexiva, a instalação de projetos culturais com a presença de atrizes influentes na mídia pode atrair o público a participar de rodas de debate sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.
– O governo, além de assegurar pela lei os direitos de igualdade às mulheres, também deve promover mais postos de assistencialismo nas áreas mais distantes dos centros urbanos.
– A mídia pode contribuir com a exposição de mulheres que fizeram a diferença ao longo dos séculos, a fim de inspirar jovens a persistirem a lutar pelo respeito ao próximo e conscientizar os indivíduos de que devemos ter uma sociedade ética e democrática. Mulheres como: Frida Kahlo, Madre Tereza de Calcutá, Zuzu Angel, Evita Perón, Joana D’arc, entre outras podem ser utilizadas como referência.

Tema 2: A crise hídrica no Brasil

Situações-problema:
– A crise hídrica no Sudeste
– A questão do consumo desregulado da água pelos cidadãos.
– O chamado “consumo virtual”, ou seja, a quantidade utilizada de água pelas empresas para a produção de produtos.

Propostas de intervenção:
– O incentivo a projetos escolares que ensinem a reutilização da água é uma ótima maneira para incentivar os pequenos a adquirirem consciência sobre o uso desse bem hídrico.
– O tratamento de águas de esgoto pode ser uma medida eficaz para que as empresas reutilizem esse líquido para a produção de seus produtos, a fim de evitar os impactos do consumo virtual.
– O estímulo a descontos no valor das contas de água e luz faz com que os usuários busquem economizar neste momento de crise e comecem a refletir sobre a situação atual do Brasil.
– Até que os reservatórios da região Sudeste estejam estáveis, o racionamento da água seria ideal para amenizar o tempo previsto para o total esgotamento desse recurso hídrico na região.
– A reutilização e transposição da água da chuva de regiões onde mais chovem no Brasil, como a cidade de Calçoene (Amapá), a região de Serra do Mar (São Paulo) e a Amazônia seriam medidas paliativas para amenizar a falta da água.
– Como há distribuição irregular de água entre os países, uma maneira de promover uma harmonização e alavancar a economia entre os estados, seria a troca de interesses de cada região. Assim, todas as áreas seriam beneficiadas e ajudariam a reduzir a crise hídrica frente aos estados que estão com os reservatórios de água em situação de carência.

Tema 3: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Situações-problema:
– Os impactos da globalização e a internet possibilitaram ao internauta uma maior exposição de sua vida nas redes sociais, entretanto, é preciso ter cautela com o comportamento do usuário no mundo virtual.
– A questão do anonimato proporciona ao internauta um maior encorajamento e poder para denegrir a imagem do próximo.

Propostas de intervenção:
– A conscientização do indivíduo sobre a responsabilidade de sua conduta no mundo virtual é fundamental para evitar possíveis danos.
– Em casos extremos, como incitações de intolerância na rede e a exposição de nudez proporcionada por postagens anônimas ou perfis falsos, a fiscalização do órgão público faz-se necessária para punir os agentes causadores.
– A inserção de filmes nas escolas que reflitam sobre os perigos da internet e o debate em sala formarão jovens mais atentos e conscientes sobre a utilização da rede com cautela.
– A mídia pode ajudar na exposição da internet como difusora de conhecimento e informação, além de abordar casos que contribuíram para o engajamento político dos internautas na sociedade, como as Manifestações de 2013 e a Primavera Árabe, em 2011.
– ONGs devem ser mais ativas nas redes sociais, a fim de que fiquem mais próxima do contato entre os jovens e estimule-os a participar de projetos educacionais e culturais, como a presença de cursos online e a orientação de encontros em grupo para debates.

Tema 4: O papel do professor na sociedade contemporânea

Situação-Problema:
    O professor tem um papel fundamental na vida do indivíduo, não só academicamente, mas também como formador de caráter e primeiro contato social. No entanto, o educador não é valorizado pela sociedade como deveria. Muitas vezes não há reconhecimento por parte dos alunos, a remuneração é baixa, e, às vezes, não contam com infraestrutura básica para conduzir a aula.

Propostas de intervenção:
    A educação deveria ser prioridade do governo. É necessária a criação de projetos que integrem o governo federal, estadual e municipal a fim de investir em melhorias nesse âmbito. Em primeiro lugar, devem-se melhorar as condições de trabalho do professor, aumentando o seu piso salarial e investindo em infraestrutura básica para ele lecionar. Feito isso, é possível pensar em campanhas pública de incentivo à valorização do educador.
    Já que o professor, na maioria das vezes, depois da família, é o primeiro contato social do indivíduo, cabe a essa instituição mostrar, desde cedo, o valor do educador na vida do ser humano. É importante que os responsáveis ensinem aos seus filhos como tratar o professor com respeito, inteirar-se sobre como é a relação dentro de sala de aula, mostrando a relevância do papel do educador dentro da sociedade.
    Já que a mídia é o principal veículo formador de opinião, a figura do professor poderia ganhar destaque positivo por ela. Nas novelas brasileiras, quase não vemos professores como personagens principais. Quando acontece, não demonstram realização plena na profissão. Ao contrário dos programas estrangeiros, nos quais a figura do professor tem “status” e é bastante valorizada pela sociedade.
    A própria escola deveria incentivar os alunos a respeitar e valorizar o educador, através de projetos que aproximem os docentes dos discentes. Os professores poderiam contar aos alunos como é a sua rotina de trabalho, como descobriram a vocação para a docência...

Tema 5:  Idosos no Brasil do século XXI: negligenciados ou valorizados?

Situação-Problema:
    Os avanços na medicina fazem com que a expectativa de vida aumente cada vez mais. Porém, no que diz respeito ao bem-estar, o país não está acompanhando o crescimento da população idosa. Mesmo que haja um estatuto que garanta os direitos da terceira idade, sabemos que os mesmos não são cumpridos como deveria. A maioria dos lugares não oferece boa infraestrutura para os idosos se locomoverem e serem independentes. E, muitas vezes, os mais velhos são discriminados pelos mais jovens.

Propostas de intervenção:
    As escolas deveriam promover a conscientização social em relação aos idosos. Educar, desde cedo, os alunos, para que eles aprendam a respeitar as diferenças. Seria interessante a criação de um projeto que reúna, por exemplo, os avós dos alunos a fim de que eles compartilhem suas experiências e falem um pouco de como é ser idoso atualmente.
    A mídia como formadora de opinião poderia promover a integração dos idosos à sociedade. Os jornais poderiam fazer matérias em asilos, mostrando à população a rotina daqueles que vivem em casas de repouso. As novelas poderiam abordar a terceira idade de maneira mais ativa, não como um peso morto para a família e a sociedade.
    O governo deveria investir em infraestrutura destinada à terceira idade. É imprescindível que sejam oferecidas melhores condições de a saúde, entretenimento, lazer e transporte.
    Mesmo com a dinamicidade do mundo contemporâneo, as famílias deveriam se dedicar mais aos seus idosos. Ao chegar à terceira idade, muitos indivíduos se sentem inúteis. É importante que os membros de uma família tenham consciência de tudo que seus idosos fizeram por ela, demonstrando reconhecimento através de carinho e atenção.
    As ONGs poderiam promover atividades de lazer para a terceira idade, como ginástica, pintura, desenho, jogos, entre outras. Seria interessante, também, pensar em visitas aos asilos, levando crianças e, se for possível, animais de estimação para passar o dia com os idosos.

Tema 6: Alimentação irregular e obesidade no Brasil

Situação-Problema:
    Atualmente, a sociedade enfrenta bastantes problemas relacionados à má alimentação e ao aumento de peso. Tal fato está relacionado, principalmente, à correria do cotidiano, fazendo com que muitos não tenham tempo de se alimentar corretamente. Outro fator relevante é a preferência por refeições mais saborosas, porém menos saudáveis.

Propostas de intervenção:
    É inegável a má qualidade da alimentação da maioria dos brasileiros. Já que os vícios começam dentro de casa, cabe à família concordar em fazer refeições saudáveis e ensinar às crianças, desde cedo, a comer alimentos que façam bem à saúde. A prática de exercícios é fundamental no combate à obesidade, por isso seria interessante que se exercitem juntos, através de caminhadas, pedaladas, etc.
    Já que a escola tem um papel primordial na educação do indivíduo, é imprescindível que ela interfira também em sua educação alimentar, através de aulas de biologia sobre o valor nutritivo dos alimentos e o desencadeamento de doenças causadas pela má alimentação. Como muitos alunos e funcionários se alimentam na escola, é importante que haja um cardápio saudável desenvolvido por nutricionistas, que, eventualmente, poderiam dar palestras sobre educação alimentar.
    Sendo a mídia o principal veículo de informação, cabe a ela promover a alimentação saudável através de programas educativos. Seria interessante incentivar a população mostrando ídolos da televisão brasileira se alimentando de maneira saudável.
    A saúde pública é uma das responsabilidades do governo. Por esse motivo, é importante a realização de campanhas públicas relacionadas à educação alimentar. A prática de atividades físicas, associada a uma boa alimentação, é imprescindível para saúde dos indivíduos. O governo deve incitar essa prática, através de maratonas de corrida, academias públicas ao ar livre, de forma que seja acessível a toda população.

Tema 7: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Situação-problema:
     A imigração ocorre em péssimas condições, que continuam não muito boas quando os imigrantes aqui chegam. Além de eles sofrerem com a falta de estrutura que encontram aqui, a xenofobia é um problema que atinge a todos os povos que sempre foram, historicamente, alvo de opressão, como os africanos.

Proposta de intervenção:
    Nosso país precisa se preparar para receber essas pessoas, já que se propõe a ser solidário e ajudar os povos que precisam de amparo. Precisamos de estrutura para isso, que pode ser criada por meio de leis e de políticas públicas específicas para esse caso.
    É preciso que a nossa sociedade entenda que essas pessoas são nossas irmãs e que precisam tanto (ou mais) da nossa hospitalidade que imigrantes europeus ou americanos, por exemplo. Ou seja, é preciso que a gente repare o sofrimento que os nossos antepassados europeus geraram a esses povos e a nós. O primeiro passo é ajudá-los e recebê-los de braços abertos.

Tema 8:  A questão do índio no Brasil contemporâneo

Situação-problema:
    Herdamos dos nossos colonizadores a ideia de que somos superiores, civilizados, enquanto o diferente é bárbaro. Com isso, continuamos subjugando os povos indígenas, desvalorizando sua cultura, além de continuarmos vendendo o sangue, o trabalho e as terras indígenas a quem pague mais.

Proposta de intervenção:
    O governo poderia criar leis que protegessem o direito dos povos indígenas, incluindo o direito à terra, à memória do seu povo, e o direito a ter a sua cultura preservada.
    A polícia federal do Brasil poderia agir mais ativamente nas zonas em que há tribos indígenas, garantindo sua segurança e impedindo a exploração do trabalho desses povos e o seu genocídio.
    A escola, as mídias e as ONGs poderiam agir em conjunto para promover a valorização da cultura indígena em toda a sociedade brasileira, divulgando sua importância.

Tema 9: A cultura do assédio no Brasil

Situação-problema:
     Vivemos numa sociedade machista e patriarcal em que os homens se acham no direito de desrespeitar, violentar – ainda que verbalmente – e assediar mulheres, considerando-as parte do patrimônio público, com isso, cada vez mais as mulheres se sentem invadidas e com medo até de sair de casa. Ainda que o assédio também ocorra com homens, vale considerar que essa é uma exceção à regra, já que a estrutura da nossa sociedade está calcada no patriarcado.

Proposta de intervenção:
    Em primeiro lugar, é importante que a família e a escola, agindo em parceria, comecem a desfazer essa mentalidade machista e patriarcal que considera a mulher um objeto público.
    Em segundo lugar, é importante que as leis que punem os casos de assédio sejam estreitadas, tornando-se mais específicas e mais colocadas em prática.
    Além disso, é importante que os graves casos de assédio deixem de ser acobertados pela mídia, o que colabora para invisibilidade da mulher, tornando-a sempre uma refém, de mãos e pés atados.

Tema 10: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Situação-problema:
     O papel da polícia é, em tese, promover a manutenção da ordem pública, proteger os cidadãos e garantir a segurança de todos – cada polícia com a sua “área de atuação”. No entanto, notamos que, principalmente no que diz respeito à polícia militar, esse papel não é levado em consideração em muitos casos, uma vez que, muitas vezes, várias ações resultam em injustiças e abuso de poder, principalmente com a parte mais marginalizada da sociedade brasileira.

Propostas de intervenção:
    - Um caminho seria reestruturar a polícia brasileira, pensando, talvez, numa desmilitarização.
    - Dar mais importância à polícia civil e incorporá-la na segurança que, hoje, é exercida pela PM.
    - Oferecer treinamento digno aos policiais, uma vez que estamos falando de pessoas que andarão armadas pelas ruas.

Tema 11: A redução da maioridade penal no Brasil

Situação-problema:
     Com o aumento do caso de crimes cometidos por jovens, o debate sobre a redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos foi levantado. No entanto, essa não é a solução para os crimes, e os muitos países que já reduziram a maioridade penal são o maior exemplo disso. Além disso, esse debate revela que nós, brasileiros, temos a péssima mania de preferir o tratamento – insuficiente – à prevenção. Agimos apenas depois que os problemas acontecem e estão fora de controle, além de querermos atacar as extremidades do problema, evitando encarar a raiz.

Proposta de intervenção:
  -  O melhor caminho para esse caso é, sem dúvida, investir na educação do Brasil, que é muito deficitária. Tirar os jovens das ruas e colocar na escola é o caminho.
  -  Além disso, é importante tornar a punição, já existente para os jovens infratores, mais eficaz. Uma boa alternativa seria investir na ressocialização, fazendo-os aprender uma profissão, estudar, praticar esportes.